quinta-feira, 24 de abril de 2014

É difícil, mas é preciso acreditar!

Essa semana, em um dos grupos que participo na Paróquia de Santa Luzia, da Cidade Nova, fizemos uma reflexão sobre os discípulos de Emaús. Foi algo tão marcante, que ao final do jogo do Galo ontem, só conseguia pensar na história narrada por São Lucas. Vejam porque:

O povo judeu estava há muito oprimido e aguardando o cumprimento de uma promessa que dizia que um Messias viria para libertar o povo de todos os sofrimentos e angústias. Jesus apareceu e começou a fazer muitos milagres: multiplicação de pães, cura de cegos e paralíticos, ressurreição de um amigo dentre outros. Diante desses milagres, muitos que estavam desiludidos foram atras de Jesus, que passou a ter muitos seguidores. Ocorre que, como estava previsto, aquele Jesus morreu. E não foi uma morte simples. Morreu de forma vergonhosa, como um ladrão qualquer.

Diante dessa morte, aqueles que, antes desiludidos, começaram a acreditar na redenção, se desanimaram de vez e começaram a voltar para suas terras de origem. Dois desses caminhavam de volta para a Vila de Emaús, quando o próprio Cristo apareceu para eles e disse as seguintes palavras:  "Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas!" E, depois, lembrou aos dois tudo o que tinha acontecido nos últimos tempos.

Como eu posso ter pensado nessa história depois da derrota de ontem? Ora, simples: somos como o povo Judeu que, durante muito tempo, sofreu injustiças e perseguições. A nossa redenção veio, com muitos milagres, na Libertadores de 2013. De lá pra cá, o time, aparentemente, perdeu o encanto e muitos de nós passou a duvidar e lamuriar contra todos que fizeram parte daquela libertação: Kalil, Réver, Rocha, Pierre, R10, Tardelli e Jô, além do massacre em cima do novo treinador.

Tudo isso, aliado a uma mudança no estilo de jogo, criou nas redes sociais um clima de lamentação nunca antes visto. Clima de morte, de desespero, de leite derramado. Confesso que nunca vi algo assim, depois de um time perder o primeiro jogo fora de casa, por apenas um gol de diferença.

Sei que o time não vem convencendo a muitos, mas é preciso acreditar! Temos o Horto! Temos o São Victor salvando sempre! Temos um Tardelli atleticano e um mago da bola. Temos o Jô, atacante da seleção da CBF. Não fosse tudo isso, temos uns aos outros! E isso, não podemos perder. 

Vai ser difícil? Claro! Não existe jogo fácil na Libertadores! Mas, sim, nós podemos! E devemos começar a, desde já, mudar esse clima de morte! Afinal, já renascemos outras vezes e, juntos, renasceremos mais uma vez! Vamos, Galo! Vamos ganhar a  Libertadores!