sexta-feira, 11 de abril de 2014

A vida ensina, aprende quem quer

O prédio em que morei a vida inteira possui, logo na entrada, um hall aberto, com piso de ardósia. Em um dia de chuva, descobrimos que ali era um ótimo lugar pra jogar bola. Claro que, em função do espaço, a bola e o time deveriam ser menores. Assim, jogávamos com times de três jogadores e usávamos bolas de meia.

O negócio ficou tão divertido, que passamos a preferir as peladinhas no "verdinho" à pelada tradicional na quadra.

Começamos a nos profissionalizar, fazer campeonatos de pontos corridos e mata mata.

O negócio acabou ficando profissional demais: um dia, um dos moleques mais nerds (e que não era muito bom de bola) chegou com um regulamento do verdinho: aquele espaço de diversão, a partir de então, passou a ter regras claras: o uso de uniforme passou a ser obrigatório, as partidas eram sorteadas em horários marcados, as bolas de meia tinham especificações próprias e outras bobagens do tipo.

Não demorou muito, alguns "atletas" voltaram para a pelada da quadra. Pouco tempo depois, alguém sugeriu uma debandada geral e apenas uns três ou quatro permaneceram no verdinho, que já não era tão legal assim.

Casos como o do verdinho se repetiram ao longo da minha infância. 

Essa história me voltou à mente ontem, quando, antes do jogo do Galo, percebi que Chef Túlio estava participando de um festival gastronômico: o Botecar. Na hora achei estranho, pois me lembro o ótimo Casa Cheia havia saído do Comida di Buteco exatamente por ter participado de outro festival gastronômico. Esse consagrado festival exigia de seus participantes exclusividade.

A minha primeira pergunta foi: o Chef Túlio saiu do Comida di Buteco? O dono me explicou que haviam decidido sair, pois as regras daquele festival estavam ficando muito complicadas: exclusividade, pratos com ingredientes obrigatórios, imposição de marcas e etc.

A minha surpresa aumentou, quando peguei a propaganda do tal Botecar. Isso porque percebi que a debandada foi muito grande: além do Chef Túlio, Bar da Cida, Bar da Lora, Bar do Careca,, Bar do Doca, Bar do Magal, Bar do Véio, Bar do Zezé, Cantina da Ana, Família Paulista e Silvio's Bar são exemplos de bares que, antes, participavam do Comida di Buteco.

Ao que tudo indica, os organizadores nunca foram crianças ou nada aprenderam com as lições da vida.